Nesse contexto, o desenvolvimento na arte de conversar não é apenas uma escolha sábia, mas uma ferramenta poderosa para construir pontes em todas as relações da vida.
Neste sentido, apoiamos o desenvolvimento individual na linda (e complexa!) arte de dialogar de duas formas diferentes apresentadas abaixo.
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Entendemos o Coaching em diálogo como um processo reflexivo que possibilita ampliar o olhar do indivíduo sobre si, sua habilidade em dialogar e o impacto desta competência nas relações que o cercam.
A riqueza desse processo reside na oportunidade de explorar, ao longo de 8 a 10 sessões, as questões reais que um indivíduo enfrenta em suas conversas, oferecendo também reflexões conceituais.
Assim, além de ampliarmos seu repertório no tema do diálogo, as sessões individuas também permitem que o coachee experimente diferentes caminhos e ações, enriquecendo a sua prática de diálogo a partir da consciência adquirida.
São fontes que nos inspiram para esta jornada com o coachee: Democracia Profunda; Comunicação Não-Violenta; Mediação de Conflitos; Prática de Diálogo do David Bohn, Arte de Anfitriar Conversas que Importam e Ontologia da Linguagem.
Quando nos vemos diante de uma conversa difícil, geralmente agimos a partir de uma escolha limitada: ou optamos por fugir e evitar que esta conversa aconteça; ou, tomados pela emoção, despejamos defensivamente nossas "verdades" no outro.
No entanto, acreditamos em uma alternativa mais enriquecedora: abordar a conversa difícil com confiança, acreditando que esta pode acontecer em sua melhor potência. É nesse contexto que podemos contribuir, oferecendo uma interlocução direta com um dos sócios da Eteh em três sessões individuais de preparação para uma conversa difícil específica que aquela pessoa vai encarar.
Além de esclarecer o que se deseja comunicar ao outro, exploramos outras camadas fundamentais durante a preparação. Isso inclui, por exemplo, definir a intenção que guiará a conversa, refletir sobre posturas e combinados que permitam que a interação alcance seu máximo potencial, analisar cenários possíveis de resposta do interlocutor, identificar pedidos e ofertas a serem feitos, entre outros aspectos essenciais.